Notícias
Escolha um assunto abaixo.
AdoteArtigos e EntrevistasClubesEsportivaGeralGT ItatiaiaGT RegrampeaçãoTécnicaUIAA
3/2012_Carta aberta APEE
Caros escaladores,
Desde sua criação, a APEE tem se esforçado em manter os campeonatos e incentivar a galera a treinar cada vez mais. Resultado disso é a presença de São Paulo nos mundiais de esportiva.

Porém, como todos sabem, os campeonatos de escalada em São Paulo, nos últimos anos, organizados e realizados pela APEE, restringiram-se ao Open de Boulder. Não há mais o Ranking Paulista.

Diante deste quadro atual, em nossas reuniões semanais, começamos a discutir os motivos dessa diminuição de interesse por competições. Em outros estados com PR e RJ as associações de escalada esportiva foram até extintas.

Constatamos que aqui em SP as coisas tambem não vão bem: há uma diminuição de competidores nos eventos, faltam incentivos como premiação em dinheiro e patrocínio para os atletas, falta mais verba para os eventos e, muito importante - falta uma comunicação mais ativa por parte da APEE. Isto tudo está criando um cenário de paralisia na escalada esportiva paulista.

A atual diretoria, da qual sou presidente, vem trabalhando há 4 anos , e acreditamos ter realizado muito. Claro que não perfeitamente, claro que não completamente, mas fizemos tudo que estava a nosso alcance e dentro de nossas possibilidades, diante da realidade do esporte.

Achamos que é hora de mudança. Precisamos de caras novas, nova energia, e mais gente para ajudar. A escalada esportiva em São Paulo ainda é forte., mas APEE precisa renovar sua diretoria, para que o trabalho continue e cresça.

Temos muitos atletas escalando muito, com muita técnica e habilidade. Não podemos perder isto.
Ainda temos o Open de Boulder para ser realizado na Virada Esportiva este ano, um campeonato escolar organizado, e que deve fazer parte de nossas atividades.

Os ginásios também têm realizado seus campeonatos internos.
E, muitos escaladores abrem vias novas o tempo todo no estado.

Esperamos que vocês se mobilizem e formem novas chapas para disputar a diretoria para o Biénio 2012/2014, com propostas e pessoas comprometidas com o esporte.

A Assembleia Geral Ordinária da APEE, acontecerá no dia 16 de Abril, (2a. feira) no ginásio Casa de Pedra (Venâncio Aires, 31 - Água Branca), a partir das 20h00.

Obviamente, estaremos sempre colaborando com a nova diretoria, caso sejamos consultados. Nosso intuito não é abandonar a escalada esportiva, mas sim, abrir as portas para novas idéias e novas pessoas.

Façam suas chapas. Em vez de lamentar e reclamar, vamos partir para a AÇÃO.

Um grande abraço!

Ricardo Leizer - Presidente Da APEE
2/2012_Calendário de atividades FEMESP - 1o. semestre 2012
Está definido calendário de atividades da FEMESP para o primeiro semestre de 2012.

Mais informações sobre cada oficina serão divulgadas cerca de um mês antes.

23/abr > 01/mai - Semana Brasileira de Montanhismo
25/mar - Oficina de Escalada Esportiva: Transição do ginásio para a rocha e cuidados a serem tomados
14 e 15/mar - Oficina de Orientação
09/jun - Festa da Montanha
23 e 24/jun - Oficina de auto-resgate

Participe!

2/2012_Constituição do Conselho Consultivo do MoNa Pedra do Baú
Ontem participei, junto com Eliseu Frechou da reunião de constituição do Conselho Consultivo do Monumento Natural da Pedra do Baú. Além de nós estavam presentes os escaladores Claudio e Yuri, que moram em São Bento e diversos representantes de associações de moradores e proprietários da região.
A reunião, que aconteceu na Prefeitura de São Bento, teve início com a apresentação dos resultados das candidaturas ao Conselho. Ficaram de fora uma das associações de moradores, a Outward Bound e a Associação de Vôo Livre local, por problemas na documentação.
Ainda assim, haviam 14 entidades para ocupar apenas 10 vagas, sendo que cada vaga permite a indicação de um representante titular e um suplente. A solução proposta foi de que as entidades procurassem se compor e participassem como titulares ou suplentes, o que permitiria acomodar até 20 entidades.
As discussões se estenderam por várias horas, principalmente entre as várias associações de moradores e proprietários. Com relação à FEMESP, não houve qualquer contestação à nossa participação. Inclusive nos oferecemos a representar informalmente o Vôo Livre e a Outward Bound, considerando a afinidade com os montanhistas e, além disso, por serem as únicas, juntamente com a FEMESP a representar os usuários do MoNa (as outras entidades eram todas de proprietários, moradores ou representantes do poder público).
Como resultado final a FEMESP ficou com dois conselheiros, o Eliseu como titular e eu como suplente. Por enquanto é isso. Devemos ter novidades a partir da próxima reunião, que ainda não foi marcada.

Silverio Nery
1/2012_Reinício das reuniões semanais da FEMESP
Pessoal,
A partir da próxima terça-feira, 17 de janeiro, estaremos reiniciando a rotina de reuniões semanais da FEMESP, sempre ás terças, das 19:30 às 22:00 horas, na Padaria Covadonga, Rua Nazaré Paulista, 16 (a meio caminho, entre a Rua Cerro Corá e a Praça Panamericana)
Lembro que as reuniões são abertas a participação de qualquer pessoa interessada e não tem pauta fixa. Todos estão permanentemente convidados a participar.

Abraços!

Silverio Nery