Novas Regras na Pedra do Santuário (Pedra Bela)

A Pedra Bela, ou Pedra do Santuário, é uma linda formação de granito no município de mesmo nome, na região de Bragança Paulista, e por suas características extremamente favoráveis ao aprendizado, há muitos anos é um campo-escola onde já se formaram centenas de escaladores no estado de São Paulo.

Recentemente, o acesso à Pedra Bela passou a ser cobrado para cursos, com o valor de R$ 10 por pessoa. Em uma reunião no último 9 de abril com os conselheiros do Clube Alpino Paulista (CAP) Adilson Campos e Renato Marangoni, o Presidente do Grupo Paulista de Montanhismo (GPM) Marcelo Franco, Flávio Kitahara como representante da Femesp, e o Sr Éder, arrendatário do restaurante e entorno da Pedra do Santuário, a situação foi esclarecida.

Segundo o Sr. Éder, recentemente, um instrutor de escalada trouxe um grupo de cerca de 30 alunos para um curso nas vias mais clássicas, porém sem respeitar os princípios éticos e boas práticas de montanhismo. Foi deixada uma quantidade enorme de lixo na base das vias e o banheiro do restaurante foi deixado enlameado.

Para evitar transtornos e manter o pico em boas condições, foram feitas algumas mudanças:

  • o acesso às vias agora é feito pela entrada do restaurante e não mais pela estrada lateral
  • alunos de cursos devem pagar os R$ 10 pelo acesso no restaurante – instrutores não pagam. O valor é usado na manutenção do local
  • o acesso a escaladores em atividade não comercial ou fora de cursos continua gratuito

A Femesp recomenda a toda a comunidade que, além de respeitar as regras de acesso, se comprometa com as boas práticas de montanha, para que a Pedra do Santuário continue aberta e acolhedora para escaladores:

  • todos devem seguir os princípios de mínimo impacto e recolher seu lixo, evitar barulho excessivo e priorizar a segurança na escalada
  • respeite os outros usuários do local e seja cordial
  • recomendamos fortemente o uso de capacete na base das vias