Curso de Autorresgate 2017

posted in: Informativo, Notícias | 0

Entre o fim de maio e o começo de junho houve o 1º Curso de Autorresgate da Femesp. O principal propósito é capacitar instrutores e monitores para poderem ser potenciais elementos de multiplicação de autorresgate dentro de suas entidades e difundindo esse conhecimento na comunidade de escalada. As entidades CAP, CEU, CUME, GEEL, GEEU, GPM e GPME foram convidadas para apresentarem representantes para a capacitação.

As atividades práticas foram realizadas em três fins de semana na rocha, na Pedra do Santuário, em Pedra Bela, e na Pedra Grande de Atibaia, com uma carga horária intensiva e um programa bastante abrangente.

Ministrado por Victor Carvalho e equipe, o curso tem uma metodologia que reforça a importância do treino e do adestramento na fixação dos procedimentos, muitas vezes complexos. Uma situação de resgate envolve variantes técnicas, emocionais e agravantes como eventuais más condições de tempo, para o qual montanhistas e escaladores devem estar preparados com um repertório sólido de procedimentos e raciocínio ágil.

Victor Carvalho tem um amplo currículo de escalada em rocha e gelo, tendo feito ascensões em locais remotos e técnicos, como o Lenin Peak, de 7,134m, no Quirguistão, escaladas de big wall em Yosemite, nos Estados Unidos, e na Aguja Guillaumet, em el Chaltén, na Patagônia. O currículo como montanhista e escalador se desenvolveu sobre uma forte base como socorrista – Victor é oficial de carreira do corpo de bombeiros militar do estado de São Paulo, formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Acompanhe nossos cursos e eventos pelo site e também pela nossa página no facebook.