Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo

Montanhismo como estilo de vida

por Aline Damasceno

Depois de uma semana intensa de trabalhos, responsabilidades e deveres a serem cumpridos, finalmente chega o tão sonhado final de semana. Mas afinal, o que vou fazer? E com quem vou estar?

Geralmente as opções de lazer, em especiais nas grandes cidades do estado de São Paulo, se limitam a: bares, restaurantes, cinemas, shopping centers, teatros e shows. Como se pode observar assim como nos escritórios, esses estabelecimentos possuem ambientes fechados na sua maioria.

E por que não ir para as montanhas nas horas vagas?

São Paulo é um estado que além de ter grandes cidades, possui uma diversidade de atrativos naturais que é um diferencial entre os destinos de natureza e aventura.

Vista do Pico do Itaguaré – MG do cume do Pico dos Marins – SP

Existem algumas regiões no estado de São Paulo com condições geográficas favoráveis a prática do montanhismo. As regiões mais ricas para essa prática se localizam na Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, Serra do Mar, Serra da Cantareira, Serra da Bocaina. Algumas dessas regiões fazem fronteiras com os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

E a prática do montanhismo é uma oportunidade que temos em preservar o meio ambiente de uma maneira que causam o mínimo impacto as áreas naturais.

O que é o montanhismo?

O montanhismo consiste na ascensão ao cume das montanhas, seja por caminhadas, escaladas, acampamentos e trilhas. Levando o indivíduo necessariamente ao contato com o ambiente natural, na busca de atividades físicas e lazer fora da agitação das grandes cidades.

Complexo do Baú – SP – Crédito: Clube Alpino Paulista
Montanhismo como estilo de vida
Voltar ao topo