Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo

Montanhismo como estilo de vida

Quais critérios necessários para a prática do montanhismo como estilo de vida?

As pessoas que praticam o montanhismo ou escalada, podem ser classificadas de acordo com o seu grau de conhecimento e investimento.

A prática das atividades de montanhismo exige conhecimento, experiência e condicionamento físico. Mas é possível você buscar esse conhecimento e ter a experiência.

Como a prática do montanhismo exige um bom condicionamento físico da pessoa, é preciso fazer um checkup médico e verificar as condições de saúde para assegurar se está apto fisicamente para a prática do montanhismo.

Imagem apresentando a disposição física exigida para o Curso Básico de Montanhismo do Clube Alpino Paulista
em Itatiaia – RJ
Imagem apresentando a disposição física exigida para o Curso Básico de Montanhismo do Grupo Paulista de Montanhismo
em Atibaia – SP

Se caso a aprovação médica for positiva, pode procurar por um curso básico de montanhismo.

Segundo o site do Grupo Paulista de Montanhismo, o curso básico de montanhismo é a porta de entrada aos interessados em aprender as práticas e os procedimentos básicos do esporte de montanha com responsabilidade e segurança.

Imagem de uma aula prática do Curso Básico de Montanhismo no Clube Alpino Paulista em Salesópolis – SP

É ensinado ao futuro montanhista, conteúdos práticos e teóricos sobre caminhada, acampamento, escalada em rocha. Além de técnicas de planejamento, nutrição, ética no montanhismo com responsabilidade e segurança.

As filiadas da FEMESP, o Clube Alpino Paulista e o Grupo Paulista de Montanhismo oferecem o Curso Básico de Montanhismo. Ambas entidades organizam turmas uma vez ao ano e a procura por uma vaga é bem concorrida devido ao que é oferecido é bem completo ao currículo de um montanhista.

Tanto o Clube Alpino Paulista como o Grupo Paulista de Montanhismo, são instituições sem fins lucrativos e tem como finalidade em incentivar a prática do montanhismo com ética, responsabilidade e segurança. Ambas possuem uma equipe de voluntários bem dedicados e preparados em incentivar a prática do montanhismo como estilo de vida.

Aula teórica no Curso Básico de Montanhismo do Grupo Paulista de Montanhismo

Se a pessoa que fizer o curso, se adaptar as atividades e a filosofia do grupo, torna-se um futuro voluntário em ajudar os demais que vão chegando.

Montanhismo como estilo de vida
Voltar ao topo