Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo

Montanhismo como estilo de vida

Quais são os benefícios da prática do montanhismo?

Melhora na saúde Mental

Respirar o ar fresco produz um efeito relaxante ao corpo além de diminuir a produção de hormônios relacionados ao estresse e ajuda a lidar com situações estressantes no futuro, em especial nos desafios do dia-a-dia. A prática do montanhismo nos ajuda a entender melhor a nossa própria identidade e limitações.

Crédito Grupo Paulista de Montanhismo em Analândia – SP

Melhoras na concentração e foco

Como as atividades de montanhas, especialmente a escalada, exigem muita concentração e foco. Tem alguns benefícios importantes para levar ao dia-a-dia como: raciocínio mais rápido, mais rendimento nas atividades de alta pressão, ter a consciência de viver mais no presente.

Crédito Clube Alpino Paulista. Rapel no Complexo do Baú – SP

Contato com o sol

O sol é a ativação de vitamina D que melhora a absorção de cálcio, além da melhora do humor e a redução do risco de câncer, doenças cardíacas, acidentes vasculares e cerebral, diabetes. Além de diminuir a pressão arterial, melhora na circulação sanguínea.

green trees under blue and orange sky during sunset
Photo by Lisa Fotios on Pexels.com

Controle emocional

Conquistar uma montanha, nos ajuda a conquistar a nossa própria vida. Gera boas expectativas à vida que acaba resultando em grandes realizações.

Rapel no Complexo do Baú – SP no Curso Básico de Montanhismo no Clube Alpino Paulista

Na escalada é preciso lidar com alguns desafios adversos ao cérebro, receios e medos. E para isso é necessário trabalhar a respiração. E ao olharmos para um ponto muito difícil na escalada, achamos que é impossível superar. É como se fosse um problema grave, a medida que nos aproximamos, começamos a encontrar pequenas soluções, vamos pouco a pouco superando e finalmente conquistamos. Assim resolvemos nossos problemas, ficamos fortes e confiantes.

E a adrenalina causada pela prática do montanhismo tem como benefício a liberação de hormônios mais rápido e desperta a sensação de satisfação e êxito. E com a liberação da adrenalina, significa que o sangue chegará mais rápido ao cérebro e coração.

Montanhismo como estilo de vida
Voltar ao topo