Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo

O que significa Unidade de Conservação, Área de Proteção Ambiental, RPPN, MONA e Parques

Unidades de Conservação – UCs

As Unidades de Conservação constituem espaços territoriais e marinhos detentores de atributos naturais e/ou culturais de especial relevância para conservação, preservação e uso sustentável de seus recursos que são parques, reservas e florestas;                                           

São protegidas pelo poder público e são reguladas pela lei 9.985 em 2000 que instituiu o Sistema de Unidades de Conservação de natureza. Órgão constituído pelo conjunto de unidades federais, estaduais e municipais. Os principais objetivos são:

  • Proteger e conservar áreas, bem como espécies com riscos em extinção;
  • Preservar e restaurar os recursos e seus ecossistemas;
  • Valorizar a diversidade biológica;
  • Promover o desenvolvimento sustentável.

As Unidades de Conservação são classificadas em tipos e os que serão explicados nesse artigo, são de grande importância para a prática do montanhismo, para o conhecimento de quem representa os locais naturais.

Os tipos de Unidades de Conservação são:

Área de Proteção Ambiental (APA)

A Área de Proteção Ambiental tem por finalidade proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais existentes, para a melhoria da qualidade de vida da população local e proteção do ecossistema.

Corresponde a uma área extensa, com um certo grau de ocupação humana dotada de atributos bióticos, abióticos ou culturais importantes para a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Tem por objetivo proteger a diversidade biológica e disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais.

Podem ser estabelecidos em áreas de domínio público e/ou privado, pela união, não sendo necessária a desapropriação de terras. Algumas áreas que geralmente praticamos atividades de montanhismo, podem ser administradas por uma categoria de parque nacional, estadual, MONA ou até uma área privada.

Algumas APAs que costumamos frequentar APA Piracicaba/ Juquerí Mirim, envolve Bragança Paulista, Pedra Bela, Socorro, Joanópolis. APA Sistema Cantareira que pertence a região de Mairiporã, Atibaia, Bragança Paulista. APA Mantiqueira, região de Itatiaia, Serra Fina, Marins, Itaguaré. APA Cairuçu onde fica o Parque Nacional Serra da Bocaina.

Para ficar atualizado com o que acontece nas APAs alguma delas possuem canais nas redes sociais, tais como:

APA Mantiqueira possui um canal no Instagram chamado @voluntariadoapasm que apresenta alguns boletins com os status, lives, dicas bibliográficas da região. É oferecido bastante conteúdo.

APA Cairuçu, como envolve o Parque Nacional da Serra da Bocaina, seu conteúdo pode ser acompanhado no website www.icmbio.gov.br.

APA Cantareira, possui informativos através do website sigam.ambiente.sp.gov.br

O que significa Unidade de Conservação, Área de Proteção Ambiental, RPPN, MONA e Parques
Voltar ao topo