Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo

Segurança

Dica de Segurança

Fev 2012

*As informações contidas neste texto são de caráter educativo e informativo e não substituem o treino adequado e a prática. Informações não exaustivas.

Fazendo segurança
Fazer segurança é uma parte essencial da escalada, seja ela bouldering, top-rope, esportiva ou escalada de múltiplas enfiadas. Muitas vezes não é encarada com a devida seriedade, mas ao fazer segurança você está, literalmente, com a vida do seu parceiro em suas mãos!! Portanto, sempre que você estiver fazendo segurança fique atento ao seu parceiro e seus movimentos!!

Nesta dica iremos destacar alguns pontos importantes do ato de ’fazer segurança’ para outro escalador, mas vamos nos restringir à segurança feita utilizando equipamentos como ATC Guide/Reverso e Gri-gri.
Você pode estar fazendo segurança:

  • de um escalador guiando
  • do segundo (participante), de cima
  • de top-rope

Em todos os casos é necessário que o assegurador esteja posicionado adequadamente e em todos os casos é
necessário experiência para saber segurar uma queda (especialmente queda de guia), portanto tenha um amigo mais experiente por perto para auxiliá-lo caso você ainda esteja aprendendo a fazer segurança. Esta pessoa deve ficar ao seu lado segurando a corda de segurança e preparada para segurar a queda em seu lugar.

Na hora de fazer a segurança, alguns cuidados devem ser tomados:

Certifique-se que o aparelho de segurança está sendo utilizado corretamente. Verifique se a corda foi passada da maneira adequada e de acordo com as indicações do fabricante (fig 1). Quando o aparelho de segurança está clipado no belay loop de sua cadeirinha a corda de segurança, representada pela ilustração de uma mão, fica para baixo, em direção ao chão, enquanto a corda do escalador fica apontando para cima (fig 2). Peça ao seu parceiro que verifique também se a corda foi colocada adequadamente no aparelho.

Posicione-se adequadamente. No início de uma via um escalador guiando pode facilmente “arrancar” o assegurador do chão durante uma queda e jogá-lo em direção à parede, principalmente se o guia tiver maior massa (kg) do que o assegurador e este estiver afastado da parede e distraído. Esteja preparado para se proteger e evitar a queda do guia! Considere clipar-se a uma árvore caso o guia tenha massa consideravelmente maior do que a sua.

SEMPRE mantenha uma mão na corda de segurança, mesmo quando estiver utilizando um aparelho auto-blocante como o gri-gri, pois ele pode não segurar a queda, demorar a travar ou permitir que a corda deslize (especialmente com cordas finas e novas). Lembre-se: é a sua mão que irá segurar a queda do escalador.

Ao dar corda para o guia costurar, mantenha a sua mão dominante na corda de segurança e dê corda com a outra mão. É preciso prática para dar corda ao guia adequadamente sem interferir com a clipagem da costura. Veja o vídeo da Petzl (link ao final do texto) para ver a técnica correta de utilização do Gri-gri. JAMAIS segure a alavanca plástica do Gri-gri para dar corda ao guia!!

Observe a folga de corda (“barriga”) entre você e o escalador. Não deixe a corda bater no chão quando seu parceiro estiver guiando e a recolha após cada costurada caso necessário. Na segurança para o segundo e no top-rope, mantenha a corda sempre tensionada.

Observe a posição do mosquetão que prende o aparelho de segurança à sua cadeirinha. Quando o aparelho de segurança é clipado à sua cadeirinha pelo belay loop, o mosquetão tende a se movimentar e pode ser solicitado em seu eixo transversal (menos resistente) ao invés de em seu eixo longitudinal (fig 3). Isto ocorre com freqüência quando há muita folga na corda.

Abaixo se encontram alguns links para vídeos demonstrativos sobre a utilização correta dos equipamentos de segurança mais comumente utilizados conforme indicações dos fabricantes Petzl (Gri-gri e Reverso) e Black Diamond (ATC, ATC Guide). Alguns dos vídeos estão disponíveis somente em inglês, mas são bastante ilustrativos.

Gri-gri, da Petzl:

em espanhol: http://www.dailymotion.com/video/xgv1o3_grigri-2-espanol-asegurador-con-frenadoasistido_sport

em inglês: http://www.dailymotion.com/video/xgubgk_grigri-2-english-petzl-belay-device-withassisted-braking_sport

Reverso, da Petzl: http://www.dailymotion.com/video/x4x7q7_reverso-how-to-belay-rappel_sport

ATC Guide, da BD: http://www.blackdiamondequipment.com/en-us/journal/climb/knowledge/howto-videousing-an-atc-guide

Neste vídeo a BD demonstra como dar folga de corda ao segundo utilizando uma fita auxiliar quando o ATC Guide é utilizado no modo auto-blocante (a partir da ancoragem). Pratique esta técnica no chão antes de tentar fazê-la escalando. É necessário bastante prática para dominar esta técnica e controlar a folga de corda. É recomendado o uso de um backup (prusik francês/autoblock, UIAA) na corda de segurança para obter maior controle.
** O ATC não foi desenvolvido para dar segurança a partir da ancoragem, somente o ATC Guide!!
Lembre-se: atenção na hora de fazer segurança, sempre. Procure familiarizar-se com as técnicas e treinar a sua
execução em ambiente controlado antes de colocá-las em prática.

Escale com segurança!
Samanta Chu
Diretora Técnica FEMESP

Voltar ao topo